Comunidades de Jordão, agora tem água potável com implantação do SALTA-z

O prefeito Naudo Ribeiro visitou a comunidade do Doro, Ponte de Balso e Remanso acompanhado da Bióloga e Chefe Substituta do Serviço de Saúde Ambiental da Funasa/AC , Shirlene Malveira Azevedo e do engenheiro e Chefe do Serviço de Saúde Ambiental da Funasa/AC, Carlos Brunno Piraua Ferreira.



A agenda foi para verificar o atendimento da Solução Alternativa Coletiva de Tratamento de Água por Zeólita (SALTA-z), uma solução de tratamento de água desenvolvida por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) é voltada para o atendimento de pequenas comunidades, com o propósito de fornecer água potável às comunidades ribeirinhas.


"Estamos contando que, a partir de 2022, nós consigamos expandir a implantação em mais municípios. Nós temos um grande número de comunidades que enfrentam o problema da falta de água potável. Não só aqui no Acre, mas no Brasil como um todo. O SALTA-z é um programa da Funasa de altíssima importância. Estamos levando qualidade de vida e dignidade para a população", ressalta Shirlene Malveira.


Para o prefeito Naudo Ribeiro, a parceria da Fundação proporcionou à população ribeirinha e as comunidades isoladas de Jordão o direito de ter água potável. "Agora os moradores conseguem beber uma água de boa qualidade. Em outros tempos, a água era coletada de poços que foram perfurados, mas salubre e ferruginosa. Com a chegada da SALTA-z, a população recebe água filtrada e tratada. Os moradores que estão usando o sistema estão felizes e festejando. Só temos a agradecer a Funasa por nos ter permitido a ter acesso a esse equipamento".


O prefeito destacou que em sua última visita, no início desta semana a Funasa, conversou sobre o assunto com o superintendente e mais Salta-Z devem ser instalados em Jordão em breve.


Galeria de Fotos


0 comentário