Em Brasília, secretária de Educação de Jordão participa do 9º Fórum Nacional da Undime

Evento se estende até o dia 19 de agosto, em Brasília-DF, e o Estado do Acre está bem representado pelo município de Jordão e outros


A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) está promovendo, desde a última terça-feira (16), o seu 9º Fórum Nacional Extraordinário. O evento acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A secretária municipal de Educação de Jordão, Meire Sérgio, participa da programação, que segue até esta sexta-feira (19).


O Fórum reúne mais de 1,3 mil participantes de todo o Brasil, que acompanham uma série de atividades com o tema “A efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação”. Além do espaço principal, onde são realizadas as palestras, conferências e mesas-redondas, o evento conta com estandes, onde os participantes têm a oportunidade de conhecer a plataforma Conviva Educação e a estratégia Busca Ativa Escolar. Os dirigentes municipais também recebem atendimento institucional individualizado de técnicos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conhecendo iniciativas de parceiros da Undime e materiais de empresas credenciadas a expor no local.



A cerimônia oficial teve início com a tradicional apresentação das delegações estaduais das seccionais da Undime. Cada estado foi representado por sua seccional, dirigentes municipais e equipes técnicas que celebraram o encontro com muita festa, confetes, balões e buzinas. Na fala de abertura, Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP destacou a importância de estar presente em um evento tão alegre e com tantos reencontros após o período de pandemia da covid-19. “Temos que agradecer a vida que nos foi dada, assumir o compromisso de transformação ainda mais profunda e dizer que estamos aqui para enfrentar os desafios, aprendermos uns com os outros, e lembrar que temos a capacidade de ensinar e aprender ao mesmo tempo. Vamos viver com dignidade e honra”, destacou.



Após a cerimônia de abertura do evento, a primeira mesa do dia, a Conferência magna: Duzentos anos de Independência do Brasil: o que ainda temos de conquistar na educação pública?, trouxe como convidado o jornalista e escritor Antônio Gois, colunista de Educação do Globo e primeiro presidente da Jeduca Brasil, a Associação de Jornalistas de Educação. A mediação foi realizada pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia. Durante o debate, Gois trouxe um contexto da qualidade da educação pública do passado, e a atual. “A educação pública de hoje continua preocupante. Mas é inegável que nós conseguimos avançar, de maneira insuficiente e com muita luta, mas alguns avanços aconteceram e precisamos reconhecer esses avanços”, destacou.


O jornalista completou que ainda faltam conquistar muitos desafios atualmente, que incluem questões de financiamento, desigualdade social e exclusão, entre outros, mas que a qualidade da rede pública de ensino já evoluiu muito em relação ao passado. “O esforço que vocês fizeram explica os avanços que a gente conseguiu conquistar. O desafio que vocês têm é enorme, mas para olhar para a frente a gente precisa valorizar muito o quanto já conquistamos graças ao esforço das redes de vocês”.



Durante o evento, os gestores da educação, participaram da abertura oficial do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, nesta terça-feira, 16 de agosto, os participantes assistiram a um talk show com Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo. Os artistas bateram um papo sobre as conquistas, carreiras e dedicação à arte de dançar de ambos e de como ocorreu o encontro artístico entre os dois. Eles falaram sobre as experiências de cada um em liderança, gestão e auto superação, onde a parceria, o humor, e o bem-estar são fatores importantes para o sucesso na vida profissional. E é claro, ao final, foi realizada uma apresentação de dança que contagiou o público. Na quarta-feira (17) pela manhã, na “Mesa-redonda: O acolhimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais”, com a presença do escritor e especialista em Comunicação Verbal e Não Verbal, Eduardo Shinyashiki. A programação segue com a Palestra: Paradigmas e utopias da educação brasileira e da educação internacional na contemporaneidade, com o antropólogo José Pacheco e a Mesa-redonda: Políticas e programas do governo federal para garantir a qualidade da educação com representantes do Ministério da Educação, FNDE e Inep; e a tarde, discutiram assuntos como “Critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades para recebimento do VAAR”; “O uso das tecnologias na educação: diversão, conhecimento, competências, habilidades e aprendizagem”; “Formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais” e o encerramento fica por conta da Conferência: “Unidade na multiplicidade: do Manifesto dos Pioneiros ao Sistema Nacional de Educação”.



Nesta sexta-feira, a secretária Meire Sérgio frisou que em dois dias muitas questões foram abordadas e discutidas, visando melhorar a educação brasileira, respeitando a individualidade e particularidade de cada município.


“É muito bom poder conhecer cidades que são referências na educação e poder de alguma forma trazer e implantar no nosso município. “Vamos evoluir cada vez mais. Acredito na capacitação e desta maneira seguiremos buscando o melhor pra nossa gente”, ressaltou.


Meire Sérgio também relatou que gostou da plataforma Conviva Educação e que talvez seja uma opção para o município, e que todos os aprendizados serão levados aos coordenadores de ensino e diretores das escolas e professores e discutido também nas formações continudades promovidas pela Secretaria Municipal de Educação no município.

“É uma oportunidade única, quando nos reunimos, durante esta semana, gestores educacionais de todo o país, para discutirmos políticas públicas para a educação. Além dos debates oportunizados pela programação do evento, temos a chance de também interagirmos com os principais setores dos órgãos federais responsáveis pelo financiamento da educação pública, além de instituições outras que promovem programas educacionais. Está sendo uma semana de aprendizagens, partilhas e esclarecimentos e vou aproveitar para buscar investimentos para educação jordãoense”, destacou a secretária Meire Sérgio.
0 comentário