• DECORP

Secretária de Administração e Obras, Maria Aparecida, entrega projeto de LDO e LOA 2020 na Câmara



A Prefeitura de Jordão entregou o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2020 ao Poder Legislativo. O processo administrativo foi entregue pela Secretária Maria Aparecida, Caco Colenci, de Gestão Administrativa e Obras, ao presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Rosaldo, na manhã desta sexta-feira, dia 06 de dezembro.


O protocolo de antecipação atende a uma expectativa dos vereadores que reivindicam a pontualidade na apresentação dos dados. O projeto de lei é assinado pelo prefeito Elson Farias. A LDO orienta a elaboração da lei orçamentária anual (LOA) e dispõe sobre as alterações na legislação tributária. Além disso, junto ao projeto de lei, foram entregues ao Poder Legislativo os anexos de planejamento orçamentário, contendo as metas e prioridades da administração municipal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro do ano seguinte (2020), o anexo de metas e riscos fiscais e o anexo de obras em andamento.


“A LDO é a elaboração das ações do Governo para 2020. Agora a presidência da Câmara poderá juntamente com as comissões e a sociedade analisar todos os números do documento. A LDO é um grande programa de metas que vincula essas metas ao orçamento”, explicou a Secretária. 

Vereador Rosaldo (presidente em exercício da Câmara Municipal) recebeu o processo e garantiu que serão realizadas audiências públicas e de forma cautelosa será analisada. “Primeiro agradeço a secretária e a contadora pela entrega dos projetos. São documentos muito importantes que vamos repassar para as nossas comissões, discutir com a sociedade por meio de audiências públicas para depois fazer a votação”.



A expectativa de votação do projeto é no dia 17 de dezembro, segundo a prefeita em exercício, vereadora Meire Sérgio, que comanda o município, vez que o titular prefeito Elson Farias está em viagem de trabalho fora do estado do acre.


O trabalho de execução da LDO foi o resultado do esforço desenvolvido pelo setor de Planejamento e Orçamento da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa e Obras com dados consolidados que foram fornecidos pelas pastas administrativas. As estimativas de receita foram elaboradas em conjunto com a Secretaria Municipal de Finanças, especialmente pelo Secretário Marcel Ritler e demais órgãos da administração direta.


Com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO recebeu novas atribuições e tornou-se um instrumento fundamental no processo de planejamento fiscal.

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

           Portal da Transparência

Institucional

Receitas

Despesas

Diárias e Passagens

Contas Públicas

- RREO, RGF, DCA

- PPA, LDO, LOA

Extra-Orçamentária

(receitas e despesas)

Pessoal e RH

 

Patrimônio Público

Veículos & Frotas

Almoxarifado/Estoque

OGU/Emendas parlamentar

Convênios Federais

Lista dos Beneficiários do Bolsa Família

Transferências Acumuladas

(FPM, Fundeb, Sal. Educação, ITR, FEX, CIDE, FEP, CFEM, AFM, Lei 87-96 "Kandir", ICMS) por ano

Lista de Precatórios

Rede Sim "Simples"

Sala do Empreendedor

Acesso à Informação

- Registro

- Consulta

- Estatísticas e-SIC

- Glossário

Fale Conosco

- Estatística de Contato

Administração

 

- Secretarias e órgãos

- Endereços e Telefones

- Links Úteis

- Feriados Municipais 

- Calendário de Pagamentos

Publicações

- Licitações

- Legilações

- Diário Oficial

- Notícias 

Controle Interno

- Bolsa Família

- Convênios Federais

Contato (SIC Físico)

Prefeitura de Jordão

CNPJ 84.306.497/0001-60

Avenida Francisco Dias, S/N

CEP 69.975-000

Jordão, Acre, Brasil

gestao@jordao.ac.gov.br

+55 (68) 3464-1148

Segunda a sexta: 07:30 as 13:30

acesso.png
  • Facebook | Prefeitura de Jordão
  • YouTube | Prefeitura de Jordão

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas