1º Fórum Comunitário pelos Direitos da Criança e do Adolescente é realizado em Jordão

Evento faz parte do Selo Unicef Brasil 2021 - 2024

Neste início da edição do Selo UNICEF, o município planeja e discute com a sociedade as ações que serão desenvolvidas na iniciativa, diz o prefeito Naudo Ribeiro. A realização é da Prefeitura de Jordão através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes.

Estiveram presentes crianças, adolescentes, famílias, principais políticas governamentais, saúde, educação e assistência social, representação do Núcleo de Adolescentes (Nuca), dos segmentos que atuam com crianças e adolescentes dentro do município e representação do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), e do governo local.

A abertura do evento contou com a participação de representantes da Unicef, do prefeito e vereadores. Durante o encontro as autoridades e a sociedade civil e demais órgãos, dialogaram e apresentaram várias questões para a melhoria e o cuidado com nossos adolescentes e crianças.

Naudo destacou o momento e disse estar feliz com a contribuição das crianças e adolescentes para buscar soluções para melhorar a qualidade de vida e garantir os direitos e cumprir o ECA.

"Estou muito feliz em participar e poder ajudar neste que é um evento de suma importância em nosso município, como sempre digo cidade que cuida de suas crianças e adolescentes cuida de seu futuro” comemorou.

De acordo com a presidente do Conselho, Andreia Oliveira, esse foi um momento de debater a política da infância para construir um plano de ação para que em 4 anos seja levado em consideração os indicadores do selo Unicef, como por exemplo, a cobertura vacinal dentro do município, e a necessidade da delegacia especializada no atendimento de crianças e de adolescentes ao cometer a infração. “O selo tem o objetivo de reduzir as desigualdades e promover a política pública em prol da criança e do adolescente. A gente ouviu sobre as demandas que envolvem a política voltada para esse público prioritário. A gente precisa ouvir os atores dessa política para que saibamos o que buscar para melhorar", destacou.

Representando o parlamento mirim, o vereador Eudes Mendes, ressaltou a importância do Fórum. “Ao aderir ao Selo UNICEF, Jordão assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. A gestão municipal trabalha para fortalecer, cada vez mais, o acesso de crianças ao registro de nascimento no primeiro ano de vida, o atendimento ao pré-natal, campanhas de vacinação, a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar, etc. Assim, com as discussões que serão realizadas durante o Fórum Comunitário, vamos trabalhar para assegurar a melhoria dos indicadores de impacto social do município”, afirmou o presidente da Câmara.

Presente no evento também a Sra. Andreia Oliveira Presidente do CMDCA; Sr. Eudes Mendes Presidente da Câmara. Elynaiara Alcântara Articuladora do Selo Unicef no Município; Lourrana Souza Mobilizadora do NUCA; Ângela Márcia Mobilizadora da Saúde; Tica Secretaria de Assistência Social; Meire Sérgio Secretaria de Educação; Oscar Sérgio Menezes Secretário de Saúde; Doda Secretário de Agricultura; Luana Guimarães representante do Governo do Estado.