A convite do prefeito Naudo Ribeiro, professora Francisca Aragão palestra aos docentes de Jordão

Depois de 20 anos, professora Francisca Aragão volta ao Novo Porto para palestrar aos professores da região, a pedido do prefeito Naudo Ribeiro.

O prefeito de Jordão, Naudo Ribeiro, convidou a professora Francisca Aragão, para palestrar para dos docentes da rede municipal de ensino, que atualmente recebem formação na localidade do novo porto.

Os professores do município ficaram encantados com a palestra e o conhecimento da professora Francisca, que fez diversas reflexões sobre educação, e comentou sobre os desafios de levar a educação para as zonas ribeirinhas entre outras, especialmente nessa pandemia da covid-19. Após a palestra dona Francisca Aragão distribuiu duas coleções de livros aos presentes e destacou. "Que felicidade voltar ao Novo Porto após 20 anos, e poder palestras para todos vocês, obrigado prefeito Naudo Ribeiro e secretária Meire Sérgio pelo convite" disse a professora.

Depois 20 anos, a educadora voltou novamente à terra dos pais e do irmão Bibiu Aragão, que já foi vereador e vice-prefeito de Jordão e ressaltou o momento mágico como sendo "Um carinho de Deus comigo".

Para a professora Francisca, que em 2018 se aposentou, depois de ser Inspetora de Ensino, vereadora de Tarauacá ( pelo PSD), secretária municipal de Educação e coordenadora do Núcleo Estadual de Educação, voltar ao local de seu nascimento, é um carinho de Deus. ” Foi uma grande emoção, tenho certeza que foi um carinho de Deus para min, estou muita grata a Deus , ao Prefeito Naudo pelo convite, e minha família na pessoa do meu Irmão Bibiu e sobrinhos, a Educação municipal na pessoa da secretária Meire Sérgio. Foi maravilhoso rever o pedaço de chão que nasci amigo, muita emoção”, descreve emocionada. ” Voltei com o coração cheio de gratidão”.

O prefeito Naudo Ribeiro agradeceu a professora por aceitar o convite e levar conhecimento a todos os docentes do município. "Quero agradecer a professora Francisca Aragão, sua história nos honra, é digna de todo o nosso amor, respeito e carinho, e é sempre bom ouvir você, suas reflexões e opiniões para melhoria da educação de Jordão" frisou o prefeito, que também parabenizou a Secretária de Educação, Meire Sérgio e todos os professores de Jordão.

Carreira

Iniciou seus estudos no Seringal Novo Porto, em uma sala de aula, construída no barracão onde morava, com uma professora paga por seu pai. Em 1952, aos 10 anos veio para Tarauacá, estudou na escola João Ribeiro e concluiu o 1º grau em 1957.

Em 1958 ano começou a trabalhar como professora num programa da prefeitura com alfabetização de jovens e adultos, que funcionava no prédio da Maçonaria. Em 1964 fundou o Instituto São José, na qual foi a 1ª professora.

Em 1968 foi para Manaus, cursar a escola normal no convento Preciosíssimo Sangue.

Em em 1973, concluído o curso, foi para Rio Branco cursar faculdade de pedagogia pela Universidade Federal do Acre. Enquanto estudava, continuava a trabalhar como professora. Nesse período exerceu a função de diretora das escolas Delzuíte Barroso e Plácido de Castro.

Em 1976 foi nomeada representante do governo estadual na educação em Tarauacá exercendo o cargo de Inspetora de Ensino, período em que fundou a Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista, onde também exerceu o cargo de diretora.