Jordão: Ação Itinerante da Prefeitura realizou quase três mil procedimentos de saúde na zona rural do município.

A ação de saúde do Programa Governo Itinerante, a Prefeitura mais perto de você, garantiu assistência médica, odontológica e social aos moradores de oito comunidades rurais: Sumaré, São Luís, Mato Grosso, Tabocal, Alagoas, Jaminawá, Marajá e Duas Nações, localizadas às margens do baixo Rio Tarauacá. Essa é segunda atividade do programa desenvolvida na área rural, a primeira foi com os colonos e ribeirinhos do Rio Muru.

O programa lançado pelo prefeito Naudo Ribeiro (PDT), primeiro filho de seringueiro a comandar o município de Jordão, no interior do Acre, consiste em desenvolver atividades de saúde, educacional, cultural e assistência agrícola à população rural.

O barco saiu do porto da cidade no dia 06 e retornou no dia 22. Devido à distância e dificuldade de navegação pelo rio Tarauacá, decorrente do verão amazônico, a ação itinerante durou dezessete dias.

O trabalho foi acompanhado pelo prefeito Naudo Ribeiro, um gestor comprometido com os munícipes, principalmente os que vivem nos lugares mais longínquos da cidade. O secretário de saúde Oscar Sérgio também acompanhou o trabalho da equipe. “Buscamos oferecer o melhor atendimento as famílias da zona rural, com consultas, exames, serviço social e ouvir a demanda de cada um dos ribeirinhos”, disse o prefeito.

Na ação, foram realizados 2.329 procedimentos de saúde. Sendo 1.081 exames laboratoriais (hemograma completo, próstata, BHCG, colesterol, hemoglobina, PCR, ASLO, ácido úrico, sorologia covid-19, glicose), na área de enfermagem totalizou 82 atendimentos (PCCU, pré-natal, teste rápido, planejamento familiar, curativos). Também foram realizadas 783 consultas médicas e 226 atendimentos odontológico.

Na área de Assistência Social, a Prefeitura fez 350 atendimentos.