Jordão recebe qualificação para uso da plataforma S2iD do governo federal

Atualizado: 10 de mar. de 2022

A ferramenta que vai mudar a gestão de riscos e de desastres no seu município

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres S2iD é a plataforma do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil que integra diversos produtos da Sedec, com o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas.

No S2iD é possível solicitar recursos do governo federal para ações de resposta e de recuperação, registrar desastre e solicitar reconhecimento. O município realiza as solicitações via sistema e pode consultar e acompanhar os processos de transferência de recursos e de reconhecimento federal, como também buscar informações sobre ocorrências e gestão de riscos e desastres.

Afim de receber instruções de uso da plataforma, o prefeito Naudo Ribeiro (PDT) acolheu nesta quarta-feira, 9, os técnicos e gestores do município de Jordão, para receberem a comitiva do Governo do Estado na pessoa do Coordenador de Defesa Civil do Estado, Coronel James, Tenente Coronel Miranda e o Técnico Operacional da Defesa Civil Estadual, Pedro Noronha.

A agenda teve o objetivo dos técnicos e gestores do município jordãoense receberem as instruções e orientações quanto ao uso e últimas atualização do Sistema S2ID e da atuação da Coordenação Municipal de Defesa Civil em caso de novos desastres.

Em apoio a estados e municípios atingidos por desastres, por meio de um processo totalmente informatizado, as solicitações são feitas através de formulários online e encaminhados para a análise da Sedec. Assim, a troca de informações entre quem está solicitando apoio e quem está fazendo a análise se torna muito mais simples e ágil, fazendo com que a chegada dos recursos para atendimento à população afetada pelo desastre e à realização das obras necessárias para a recuperação de estrutura danificada por um desastre seja mais eficiente.

O S2iD auxiliando seu município a ter Planos de Contingência

Uma ferramenta ainda pouco utilizada pelos municípios e que compõe a estrutura do S2iD é o Módulo PLANCON - Planos de Contingência Municipais. É uma ferramenta informatizada para a elaboração dos planos de contingência. O Plano constitui um planejamento tático, concebido a partir de uma determinada possibilidade de desastre. Deve ser elaborado com antecipação, objetivando facilitar as atividades de preparação, e aperfeiçoar as ações de resposta a desastres, diminuindo o impacto na população afetada. Acesse e desenvolva seu Plano de Contingência.