Parceria: Governo envia insumos à comunidade de Novo Porto em Jordão

o Governo do Estado do Acre em apoio à Prefeitura de Jordão, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou nesta quinta-feira, 24, o envio de insumos à comunidade de Novo Porto. O prefeito Naudo Ribeiro acompanhou a agenda.

Segundo o prefeito Naudo Ribeiro, com o apoio logístico do Estado neste momento crítico, é possível chegar nas comunidades mais distantes e prestar a assistência aos moradores das comunidades isoladas. O único acesso a Novo Porto se dá por via fluvial, para o município Tarauacá. A comunidade fica localizada no Rio Muru, distante 50 km em linha reta do município do Jordão. A viagem de helicóptero é realizada em aproximadamente dez minutos de voo, partindo de Jordão.

Durante a visita, o prefeito levou a comunidade hipoclorito de sódio enviado pela Secretaria de Estado da Saúde do Acre (Sesacre) e medicamentos remetidos pela prefeitura de Jordão para a unidade de saúde daquela localidade.

O coordenador do Centro, major Samir Freitas, entende que esse tipo de ação é fundamental para levar auxílio às comunidades, perceber a dimensão do impacto da enchente na vida das pessoas e compreender as necessidades decorrentes da cheia repentina dos rios. Então pode-se realizar um levantamento realista e auxiliar no que for necessário. “Nós nos sentimos com a sensação de dever cumprido, ao vir aqui e poder ajudar da forma que for preciso para minimizar os estragos que essas famílias sofreram”, afirma.

O major destaca que, em virtude de não existir disponibilidade de combustível aeronáutico em alguns pontos, o Ciopaer monta uma logística própria para realizar as operações nas comunidades. “É uma tarefa difícil, mas nos fazemos presentes aqui, neste momento, para auxiliar essas comunidades”, relata.

O prefeito agradeceu o estado e a equipe do Ciopaer pelo apoio logístico que garantiu o atendimento e ajuda a comunidade Novo Porto.