Prefeito acompanha emissão de carteira de identidade (RG) em Jordão

Mais facilidade: Parceria entre Prefeitura e Polícia Civil garante mutirão de emissão de RG para a população

Servidores da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Acre iniciaram o serviço de emissão do Registro Geral (RG), documento importantíssimo na vida das pessoas.

O prefeito de Jordão esteve acompanhando os serviços da polícia Civil em atendimento para os munícipes que ocorre na escola estadual Jairo de Figueiredo Melo.

Naudo Ribeiro destaca que o serviço é uma antiga demanda da população jordãoense "Esta iniciativa e parceria do Governo do Estado, SESP/AC, Instituto de Polícia Civil e a prefeitura, traz toda comodidade para quem precisa da primeira ou segunda via do documento.

Além da forma convencional do documento existe a versão digital do RG, na qual podem ser acrescentados outros documentos, como: CPF, NIS/PIS/PASEP, Carteira Nacional de Saúde, Título de Eleitor, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Certificação Militar, Tipagem Sanguínea e Fator RH.

Acesse para agendar: https://idpol.ac.gov.br/services

Foto: Marcos Vicentti/Secom

Documentos para emissão

Para obtenção do RG é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

1. Certidão de nascimento ou casamento, original ou cópia autenticada,

2. Comprovante de residência recente,

3. 01 foto 3x4 recente, ou seja, a pelo menos 3 meses, com fundo branco.

Importante!

No caso de viúvo (a), apresentar certidão de óbito;

Menor de 18 anos, deve se fazer acompanhar do responsável, sendo que o mesmo deverá também apresentar documentação;

Para maior de 60 anos, a 1ª via é gratuita, já a 2ª é cobrada a taxa do estado;

Novidades

O Instituto de Identificação da Polícia Civil emite desde 2019 o novo formato para emissão da carteira de identidade, seguindo o decreto nº 9.278, de 5 de fevereiro de 2018, no qual é facultativo incluir os documentos abaixo relacionados, lembrando que permanece imprescindível somente a certidão de nascimento, se solteiro, ou de casamento original, se casado:

• Título de eleitor;

• Carteira de trabalho e previdência social;

• Certificado militar;

• Carteira nacional de habilitação,

• Documento de identidade profissional;

• Carteira nacional de saúde;

• Números de NIS/PIS/Pasep;

• Também poderá ser incluído o nome social, sem a necessidade de alteração no registro civil.

Outra novidade é que poderão constar indicativos para pessoas com necessidades especiais e códigos referentes ao Código Internacional de Doenças (CID).

O solicitante deve ser o próprio cidadão. Menores de idade devem estar acompanhados por um dos pais ou por responsável legal. A primeira via da cédula de identidade é isenta de pagamento, já a segunda via tem uma taxa de R$ 57,52.

Para mais informações, entrar em contato pelos telefones 3215-2417 3215-2484, 3215-2449 e 3215-2451 ou por e-mail: iirhm.acre@gmail.com.