Prefeitura marca encerramento da campanha Outubro Rosa com passeata pelas ruas de Jordão

Passeata promovida pela Prefeitura de Jordão marca o encerramento da campanha Outubro Rosa e conscientiza mulheres para tratamento precoce sobre o câncer de mama

Uma grande passeata percorreu as ruas de Jordão na tarde desta quinta-feira (27), em referência à campanha Outubro Rosa. A ação promovida pela Prefeitura de Jordão através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as demais Secretarias, faz alusão ao mês de conscientização pelo combate ao câncer de mama.

Na passeata a prefeitura escalou o Dr. Elielson, para proferir uma palestra afim de alertar os presentes sobre a importância do combate aos tipos de câncer, especialmente ao câncer de mama e colo de útero.

O prefeito alertou que o objetivo é conscientizar homens e mulheres para a ralização do exame contra o câncer de mama. "Queremos que as mulheres e os homens saibam da importância de realizar exames periídicos para identificar câncer seja ele de mama, colo de útero e outros. Em outubro, falamos muito sobre a conscientização das mulheres, mas há também câncer nos homens" pontou o prefeito.

É importante lembrar que, embora a grande maioria da população desconheça, o câncer de mama não é uma doença exclusiva do público feminino. Segundo dados de 2013 do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o Brasil registrou 14.388 mortes decorrentes do câncer de mama, sendo 14.206 em mulheres e 181, em homens. O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte(1), onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente (INCA, 2022).

Por fim, a prefeitura também realizou um bingo entre os participantes, como forma de conscientização e entretenimento.

A agenda contou com a presença do Prefeito Naudo Ribeiro, do presidente da Câmara Municipal de Jordão, vereador Eudes Mendes, secretário municipal de saúde, demais secretários, servidores do município, Dr. Elielson, mulheres e homens.