Prefeitura Municipal de Jordão promove ações de prevenção à violência sexual nas escolas

A Prefeitura Municipal de Jordão, por meio da Secretaria de Educação, deu início a um importante trabalho de prevenção à violência sexual nas escolas, abrangendo desde o ensino infantil até o fundamental. A iniciativa conta com a participação da Assistente Social Gessyca Hoara e da Psicóloga Daniella Peres, que conduzem a Campanha do dia 18 de maio - Dia de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O prefeito Naudo Ribeiro destacou a importância desse trabalho preventivo, ressaltando que a educação sexual não se trata apenas de ensinar como se faz bebês. "Educação Sexual é ensinar para a criança e para o adolescente, de acordo com cada faixa etária, que o seu corpo não pode ser violado!", afirmou o prefeito. Ele ainda enfatizou que é fundamental quebrar tabus e abordar o assunto de maneira adequada, a fim de evitar situações de violação dos direitos das crianças e adolescentes.

A Campanha do dia 18 de maio tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção e do combate à violência sexual. Através de palestras, rodas de conversa, atividades educativas e materiais informativos, a Assistente Social Gessyca Hoara e a Psicóloga Daniella Peres estão trabalhando para disseminar informações relevantes e orientar os estudantes sobre como identificar e se proteger de possíveis abusos.

Ações preventivas como essa são indispensáveis na luta contra a violência sexual, pois é por meio da prevenção que podemos evitar ou identificar prontamente casos de violação dos direitos das crianças e adolescentes. Ao abordar o tema de forma aberta e consciente, é possível romper com os tabus e promover uma cultura de respeito e proteção.