Prefeitura promove formação de professores no Programa Volta ao Novo

A Prefeitura de Jordão, gestão "Construindo uma Nova História" do prefeito Naudo Ribeiro, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira, 23, pela manhã, na comunidade Novo Porto, um evento voltado para professores, diretores e coordenadores das escolas da rede ensino do município para alavancar e implementar o Programa “Volta ao Novo” em Jordão. A cerimônia aconteceu na escola Ataliba Ximenes.

O Programa é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com a União dos Secretários Municipais-UNDIME, que tem objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais tanto nos professores quanto nos alunos em tempos de pandemia, como também planejar a retomada às aulas presenciais a partir de uma visão de desenvolvimento pleno e integral.

Na abertura do evento a Secretária de Educação, Meire Sérgio, recepcionou a todos e falou sobre o programa. “Precisamos nos preparar para voltar as aulas presenciais, e precisamos nos adaptar as várias mudanças nesse retorno, que vai trabalhar sobre as competências socioemocionais, macrocompetência e resiliência humana na educação municipal" frisou a titular da pasta de educação. Meire Sérgio também agradeceu o apoio do Prefeito Naudo Ribeiro que não tem medido esforços para melhorar a educação municipal, e inclusive está também cumprindo uma das suas propostas de governo, que é a formação continuada de professores.”

O prefeito Naudo Ribeiro destacou que valorizar o professor e melhorar o atendimento a comunidade escolar é prioridade de sua gestão e ressaltou que a formação contribuirá em muito para abrir os horizontes dos professores para além da sala de aula, com desenvolvimento de competências socioemocionais, especialmente em momento de pandemia, por conta as restrições impostas. “É um momento atípico devido à pandemia, e estamos vivendo um novo tempo, segundo consta, nunca houve uma formação voltada para as questões emocionais para os professores em Jordão, e nos preocupamos muito com conteúdo, aprendizado, conceito, entre outros, e muitas vezes esquecemos a parte principal que é a saúde da mente que a partir dela que se encaminha para a saúde total das pessoas" e finalizou dizendo que "o programa trabalhará várias competências importantes e reforçará questões como inteligência emocional, amabilidade e autogestão” disse o gestor municipal.

Já o presidente da Câmara, vereador Eudes Mendes, reforçou que a educação é o futuro e que o move o mundo, e que confia nos professores como ferramenta e instrumento de transformação social dos jovens, e parabenizou todos pela participação na formação.