Prefeitura realiza 5ª Conferência Municipal de Saúde em Jordão

A Prefeitura de Jordão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 5ª Conferência Municipal de saúde com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS. Amanhã vai ser outro dia”. O evento iniciou na quinta-feira, 30 de março de 2023, e contou com a presença da população, representantes da sociedade civil, do prefeito em exercício, Fernando Barbosa Siã, do Secretário de Saúde, Oscar Sérgio, e do presidente da Câmara Municipal, Guedes Oliveira e dos vereadores Silvado Kaxinawa.

A conferência reúne representantes do governo, sociedade civil organizada e membros da sociedade civil em um ambiente para discussões de políticas públicas de saúde e para a contribuição dos participantes, usuários dos serviços de Saúde, conselheiros municipais de saúde, prestadores de serviços e trabalhadores de Saúde para a formulação de propostas e diretrizes para o SUS.

Segundo o prefeito em exercício, Fernando Siã, o evento é o momento que a população tem para pleitear propostas para melhorar a Saúde em nossa amada Jordão. "Nós precisamos ouvir os usuários da rede municipal de saúde, porque é a partir dessa escuta que temos a oportunidade de levar as demandas de um bairro ou local específico, de identificar os pontos em que precisamos melhorar e manter aqueles que estão dando certo", destacou.

A conferência é um canal de participação popular para exercer o controle social das políticas públicas voltadas para a saúde no município. Espaços para a reflexão, discussão e formulação de propostas, são eventos democráticos com ampla participação e efetivo compromisso do governo, da sociedade civil. O é propor avanços para a consolidação e ampliação das políticas públicas em prol da melhoria da qualidade no atendimento e a garantia dos usuários do sistema de saúde.

Os debates foram realizados por meio de quatro eixos temáticos, cada um com suas propostas: “Eixo 1 – O Brasil que temos e o Brasil que queremos”, “Eixo 2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais”, “Eixo 3 – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, “Eixo 4 – Amanhã será outro dia”.

A conferência é preparatória para os eventos estadual – previsto para junho – e nacional, que deve acontecer em agosto.