Prefeitura realiza fórum comunitário do Selo Unicef Brasil

A Prefeitura de Jordão através das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, realizou na manha desta terça-feira (24), uma agenda importante para discutir o Fórum Comunitário do Selo Unicef, “Cidadania de Adolescentes” e formação do “Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA”, que tem como finalidade a elaboração de um plano de trabalho para nortear nos próximos dois anos as ações do município no que diz respeito a implantação, consolidação e ampliação de políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente.

Para o prefeito Naudo Ribeiro (PDT) este é um momento imprescindível na construção coletiva e no planejamento de políticas públicas voltadas aos adolescentes.

“Aderimos ao Selo UNICEF e assumi o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. A nossa gestão trabalha para fortalecer, cada vez mais, o acesso de crianças ao registro de nascimento no primeiro ano de vida, o atendimento ao pré-natal, campanhas de vacinação, a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar, e outras. Garanto que vamos trabalhar para assegurar a melhoria dos indicadores de impacto social em Jordão”, afirmou Naudo.

De acordo com o prefeito, a agenda faz parte da metodologia do Selo Unicef, propõe-se que os municípios mobilizem, organizem e criem espaços de participação de adolescentes. A ação central desta iniciativa é a criação de pelo menos um núcleo de cidadania de adolescentes em cada município participante.

Na agenda estiveram presentes, secretários municipais, articuladores, mobilizadores do CMDCA e do selo UNICEFBRASIL em Jordão.

Sobre o selo Unicef

Criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Selo Unicef propõe aos municípios brasileiros um conjunto de ações que buscam, através da implantação e consolidação de políticas públicas, a garantia de direitos a crianças e adolescentes.

A cada edição do Selo os municípios inscritos passam por uma avaliação de indicadores, especialmente os relacionados à Saúde, Educação e Assistência Social, e a partir deles recebem um conjunto de metas a serem cumpridas para melhoria dos mesmos em um período de quatro anos.